Projetos Europeus 20 Anos de Internacionalização da Escola

Erasmus fotografiaA Escola Monsenhor Jerónimo Amaral, e através dela, o nosso agrupamento, celebram 20 anos de projetos europeus,  tendo sido a nossa primeira experiência uma parceria europeia no âmbito do projeto Comenius, que teve início com o III milénio, entre o ano 2000 – 2003. Neste primeiro projeto foram nossas parceiras quatro escolas de diferentes países: Alemanha, Itália, Polónia e Roménia.

 A partir daí foram duas décadas de muitas parcerias, de projetos, de intercâmbios de alunos e professores, de partilhas e aprendizagens mútuas, de alargamento de horizontes, de  vivência da interculturalidade, de amigos cultivados pelos quatro cantos da Europa...

   Este ano, em que celebramos 20 anos de projetos europeus, o nosso agrupamento reforça o objetivo de internacionalização, tendo conseguido em 2020 a aprovação de três candidaturas a projetos europeus, sendo que o primeiro financiará a mobilidade de mais de 20 docentes para fazer formação pedagógica no estrangeiro. Os outros dois são parcerias entre escolas europeias, que se juntam a uma outra já em implementação desde 2019,  somando assim quatro projetos europeus em vigor no nosso agrupamento durante os próximos dois anos. Sai assim reforçada também a consciência de cidadania europeia.

   A situação de pandemia está neste momento a condicionar o desenvolvimento de todas as atividades transnacionais, constrangimentos cuja resolução aguardamos ansiosamente.