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Sejam bem-vindos às X Jornadas Aprender em Comunidade, este ano subordinadas ao tema “A Avaliação Pedagógica na Escola do Séc. XXI”.

Adaptando-nos aos tempos, mas querendo contrariar um pouco o excesso de “Zoom” e a falta da presença física, conseguimos um modelo híbrido, de forma poder levar de novo as pessoas às pessoas, mas respeitando os receios que muitos ainda possam ter, podendo da mesma forma usufruir destas jornadas.

Sendo um modelo novo, há algumas regras que devemos considerar:

  • O login nas Jornadas é privado, não podendo assim ser facultado o link de acesso a ninguém que não esteja inscrito;
  • Durante as conferências, devem utilizar o bate-papo apenas para colocar questões aos oradores, podendo no final tecer comentários sobre as mesmas;
  • Nas sessões das conferências, devem colocar o nome completo do utilizador no perfil do ZOOM – “Renomear”. O registo correto do nome permitirá o controlo das presenças nas sessões. Link Youtube de apoio para renomear utilizador (aqui);

  • Devem desativar a câmara e o som quando entrarem na sessão;
  • O link das conferências será sempre o mesmo.

A equipa das jornadas

Poster X Jornadas   Versao imagem

programa x jornadas versao imagem 1

VÍDEO PROMOCIONAL - X JORNADAS PEDAGÓGICAS

ORADORES CONVIDADOS

Boletim de notícias PNC

SET/OUT

2020 

 

  -Nº1-

Domingos Fernandes

domingos fernandesProfessor Catedrático no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP).  Foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa, ao longo de 17 anos. Os seus principais interesses nos domínios da investigação e do ensino são a Avaliação de Políticas Públicas de Educação; as Políticas de Formação de Professores e Políticas Curriculares, a Teoria da Avaliação e as Políticas e Práticas de Avaliação Pedagógica. Tem sido professor visitante numa diversidade de universidades internacionais e investigador principal e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação, nacionais e internacionais. É autor de cerca de 200 publicações.

Ariana Cosme

ariana cosmeProfessora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto, onde se doutorou e onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980. Autora de diversos livros e artigos.

Daniela Ferreira

daniela ferreiraDoutorou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde também se licenciou e tirou o grau de mestre. É Co-coordenadora do Grupo "Ensino e Inovação Pedagógica". Acompanha e dá formação no Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva no âmbito do Projeto INCLUD-ED, promovido pela Direção Geral de Educação. É Membro da equipa do Projeto Consultadoria à Medida da Câmara Municipal de Matosinhos e Investigadora da Equipa de acompanhamento e Formação de TEIPs – Territórios de Educação de Intervenção Prioritário. As principais áreas de interesse de investigação são diferenciação pedagógica; inclusão de crianças e jovens em acolhimento residencial; práticas pedagógicas inovadoras, entre outras.

Danielle Capella

danielle capellaDesenvolve o seu trabalho como Psicóloga Clínica nacional e internacionalmente, tendo sido Investigadora Portuguesa premiada na primeira edição do Prémio Municipal Madalena Barbosa.  Desenvolveu também a sua atividade profissional em Viena de Áustria na WAVE (Women Against Violence Europe), como investigadora na Universidade de Notre Dame e nos nos Estados Unidos e ainda como Coordenadora do Laboratório de Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A sua experiência interdisciplinar e multicultural permitiu-lhe criar um modelo de prevenção, intervenção e acompanhamento psicológico muito personalizado, centrado nas várias esferas da pessoa (abordagem holística) onde o foco é a resolução dos problemas.

Eusébio Machado

eusbio andr machado É Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, Mestre em Filosofia da Educação e Doutor em Educação pela Universidade do Minho. Realizou ainda um DEES (Diplôme Européen d’Etudes Supérieures) na Université Pierre Mendès France (Grenoble). Encontra-se a realizar o Pós-Doutoramento em Ciências da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Professor do Quadro do Agrupamento Tomaz Pelayo (Santo Tirso) e Professor Auxiliar Convidado da Universidade Portucalense (Porto), onde coordenou o Doutoramento em Educação e o Mestrado em Administração e Gestão da Educação. É também Investigador no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Desde 2008, colabora com a Direção-Geral da Administração Escolar do Ministério da Educação no âmbito da formação de professores e da avaliação da formação. É formador do Programa Pestalozzi do Conselho da Europa (Estrasburgo). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da ADMEE-Europa como representante de Portugal, Presidente do Conselho Científico da Associação Nacional de Professores e membro do Conselho Municipal de Educação de Santo Tirso. É autor e coautor de vários livros e artigos científicos na área da educação, em particular no âmbito da avaliação, formação de professores, supervisão e políticas educativas.