Departamento de Matemática e Informática
Matemática e Informática
FLEXÁGONOS
A Matemática não é apenas uma ferramenta para resolver problemas do quotidiano ou compreender fenómenos complexos, ela também desempenha um papel importante no estímulo da criatividade e do prazer intelectual. A sua dimensão lúdica manifesta-se em desafios, jogos e enigmas que despertam a curiosidade e promovem o raciocínio lógico de forma divertida.
As construções de flexágonos, pelos alunos do 8ºano, nas aulas de Matemática, incentivaram a exploração de conceitos, a procura de padrões e o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Além disso, a realização desta atividade proporcionou um ambiente descontraído e motivador, em sala de aula, ajudando a desmistificar a ideia de que a Matemática é difícil ou enfadonha.
Quando a aprendizagem é mediada pelo lúdico, os alunos não só ganham confiança nas suas capacidades, como também desenvolvem uma relação mais positiva com a disciplina, percebendo que a Matemática pode ser, acima de tudo, um espaço de descoberta e diversão.
Grupo de Matemática AEMM
Palestra - Método de Hondt.
No passado dia dezasseis de dezembro, os alunos das turmas B, C, D e E do 10.º ano, no âmbito das disciplinas de Matemática A e MACS, tiveram a oportunidade de participar numa palestra enriquecedora sobre o Método de Hondt. A atividade, promovida pelos docentes Ana Cristina Teixeira, Helena Nunes e João Miranda, contou com a presença do Doutor Carlos Silva, deputado à Assembleia da República, que explorou a aplicação de modelos matemáticos no contexto das eleições. Esta iniciativa visou mostrar aos alunos como a matemática é utilizada na prática, nomeadamente na distribuição de mandatos eleitorais, reforçando a ligação entre os conteúdos escolares e o mundo real.
“Matemática é uma arte do entendimento humano.” William Thurston, Matemático
No dia vinte e sete de novembro, realizou-se mais uma sessão do ciclo de palestras "n x Ciência às 5", a terceira, promovida pelo Departamento de Ciências Experimentais e pelo Grupo de Matemática do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, no Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta. A sessão contou com a presença da oradora Prof.ª Dr.ª. Eurica Henriques, do Departamento de Matemática da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, que abordou o tema “A Matemática e a 7ª Arte”.
Durante a sua apresentação, a Prof.ª Eurica estabeleceu ligação entre a Matemática e cinco tópicos: Romance, Dificuldade, Verdade Universal, Rigor e Autoria e Genialidade. Iniciava cada abordagem exibindo um pequeno trecho de um filme, que servia como ponto de partida para relacionar a Matemática a cada um desses tópicos. Deste modo, explorou questões como o desconforto ao apresentar conceitos desafiadores, a realização de investigação matemática de forma formal, elegante, simples e exclusiva, a Matemática enquanto verdade universal, a importância do rigor cientifico e ético na investigação – incluindo o devido reconhecimento a colaboradores e autores de trabalhos anteriores –, e, por fim, a genialidade necessária para compreender a linguagem matemática.
A Prof.ª Eurica apresentou o tema de forma brilhante, despertando a atenção, interesse e entusiasmo da plateia. Agradecemos à Prof.ª Eurica por ter aceite o nosso convite e pela valiosa partilha do seu conhecimento.
A Equipa do “n x Ciência às 5”
27/11/2024
ISOMETRIAS E O 25 DE ABRIL
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril a matemática também se aliou a esta iniciativa.
Assim, os alunos do 8ºA e do 8ºD, foram desafiados a colocar em prática os conteúdos lecionados no tema “Isometrias", orientados, pela docente da disciplina, Ana Mota.
A atividade intitulada “Isometrias e o 25 de Abril”, encontra-se exposta no espaço envolvente à biblioteca Morgado Mateus.
A docente,
Ana Mota
“DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA.”
No dia 14 de março, “Dia Internacional da Matemática”, no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, decorreram, ao longo do dia, atividades diversas para os alunos do 2ºciclo (quinto ano), 3ºciclo (sétimo, oitavo e nono anos) e para o ensino secundário (regular e profissional), dinamizadas e coordenadas pela docente Ana Mota. As atividades consistiram em jogos diversos para o quinto, sétimo e oitavo anos, com o intuito de aprimorar o raciocínio lógico, trabalhar a motricidade, a destreza manual, a inteligência lógico-matemática, visual-espacial, a organização do pensamento, prever prováveis consequências de atos próprios e alheios, tomar decisões vinculadas à resolução de problemas, atenção e concentração, cooperação e respeito mútuo, com a colaboração dos alunos do 2ºA,
COMEMORAÇÃO DO DIA DA MATEMÁTICA
No dia 14 de março, “Dia Internacional da Matemática”, no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, irá decorrer, ao longo do dia, atividades diversas para os alunos do 2ºciclo (quinto ano), 3ºciclo (sétimo, oitavo e nono anos) e para o ensino secundário (regular e profissional).
8ºF À DESCOBERTA DE ESCHER

Olimpíadas Portuguesas de Matemática
As primeiras eliminatórias das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), decorrerão na nossa escola no próximo dia 8 de novembro. São organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e são um concurso de problemas de Matemática, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.
Os problemas propostos neste concurso fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes.
Os participantes nas OPM são divididos em três níveis: Categoria Júnior, Categoria A e Categoria B. A Categoria Júnior destina-se a alunos que frequentam o 6.º ou o 7.º ano de escolaridade, a Categoria A a alunos que frequentam o 8º ou o 9º anos de escolaridade e a categoria B destina-se a alunos de qualquer ano de escolaridade do ensino secundário.
Fala com o teu professor de Matemática e participa!
Grupo de Matemática
SEMANAS DE LEITURAS & MÚSICA
Criação de animação sobre a divulgação de SEMANAS DE LEITURAS & MÚSICA, por Benjamin Caro do 9º F, utilizando o programa Blender.
Comemoração do Dia Internacional da Matemática
A UNESCO proclamou o dia 14 de março, em novembro de 2019, como o “Dia Internacional da Matemática”, dia esse que, até aí, era conhecido mundialmente como o “Dia do Pi” porque, na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos do número π .