PLANO NACIONAL DE CINEMA

Image

Boletins informativos do Plano Nacional de Cinema

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

SET/OUT

2020 

 

  -Nº1-

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

FEVEspecial

2021

 

-Nº5esp-

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

JULHO 

2021

 

-Nº9-

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

NOV

2020

  -Nº2-

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

MAIO

2021

 

-Nº6-

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

DEZ

2020

 -Nº3-

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

JUNHO

2021

 

-Nº7-

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

JAN/FEV

2021

 -Nº4-

Boletim de notícias PNC
Boletim de notícias PNC

JUNHO (2)

2021

 

-Nº7a-

Comemorações do centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues.

Amália 1

Exposição sobre o filme “Fado, História d'uma Cantadeira” (1947) na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visualização do filme em três turmas do 7.º ano:

7ºA

Amália 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7ºB

Amália 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7ºC

Amália 4

 

 Centenário do filme "O Garoto de Charlot".

Chaplin

 Exposição relativa ao centenário do filme "O Garoto de Charlot".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aulaParticipação da turma 7.ºA na aula da turma 5.ºG, no âmbito do Plano Nacional de Cinema (Atividade: Comemoração de centenário do filme “O Garoto de Charlot”)

 

29 de abril – Inauguração da página oficial do PNC - (htps://pnc.gov.pt)

cinemateca

 A apresentação contou com as intervenções de José Vítor Pedroso – Diretor-Geral da Educação; José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa; Rui Machado - Subdiretor da Cinemateca Portuguesa; Luís Chaby Vaz - Presidente do Conselho Diretivo do ICA; Tiago Baptista – Diretor do ANIM; Elsa Mendes -Coordenadora Nacional do PNC. A sessão foi moderada por Elsa Mendes, que fez também a apresentação dos novos recursos do site e da plataforma digital de filmes do PNC (aqui), enfatizando o enorme contributo da disponibilização destes recursos para a missão do PNC: ampliar o papel do cinema e do audiovisual junto das comunidades educativas.

 

Cerimónia que decorreu na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Lisboa

 

Notícias PNC

Pnc noticia janeiroNa semana entre os dias 14 e 18 de dezembro, os alunos das turmas A, B e C do 7.º ano participaram no Plano Nacional de Cinema, um programa de literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, nos termos do artigo 23º da Lei nº 55/2012, de 6 de setembro, alterada pela Lei n.º 28/2014 do Ministério da Educação.

Os trabalhos de análise fílmica desenvolvidos pelos alunos ao longo de várias semanas, centraram-se no filme Aniki-Bóbó (1942), de Manuel de Oliveira, sendo expostos na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral e visionado o filme na sala de aula, acompanhados de um debate moderado por dois alunos.

Com as iniciativas desenvolvidas pretendeu-se divulgar e estudo de uma obra do património cultural e cinematográfico português, traçando um paralelo com a realidade atual, adquirir conhecimentos ao nível de estratégias utilizadas na narrativa cinematográfica clássica, familiarizar os alunos com os recursos cinematográficos utilizados na caraterização de personagens, bem como com os recursos utilizados pela linguagem cinematográfica enquanto forma de arte. A recetividade e cooperação por parte dos alunos foi francamente positiva.

>EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

>EXIBIÇÃO DO FILME E DEBATE

O Plano Nacional do Cinema e o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus

5O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, através do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, conforme o Despacho n.º 15377/2013.

No âmbito do PNC, o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus desenvolverá atividades com vista à sua consecução. Serão convidados a participar professores em conjunto com os seus alunos, estando previstas projeções de filmes durante os três períodos letivos, de acordo com a disponibilidade dos espaços, privilegiando a vertente pedagógico-didática, tendo sempre em conta as contingências impostas pela atual pandemia. Depois da projeção dos filmes far-se-á sempre uma reflexão sobre os mesmos, com vista a promover a literacia em cinema para o público escolar.

Numa combinação dialética entre a apresentação dos filmes aos alunos, o seu visionamento (atualmente apenas no ambiente de sala de aula) e, posterior, debate ou conversa, espera-se que a receptividade, o interesse e o envolvimento dos estudantes seja uma constante.

Inserindo-se no PNC, na semana de 2 a 6 de novembro, ser-nos-á enviado o link e palavra passe para acesso aos programas/filmes da iniciativa "O Cinanima vai às Escolas", bem como os Guiões de Exploração. Os professores que receberem os links poderão partilhar com os restantes colegas do Agrupamento que queiram planear sessões, incluindo aqueles que têm alunos com aulas on-line.

O CINENIMA vai à escola

 8O/s link/s e palavra/s-passe/s do/s Programa/s “Grande Panorama CINANIMA 2020 – O CINANIMA Vai às Escolas” para exibição no nosso Agrupamento estão já disponíveis, mediante solicitação.
Disponibilizo os Guiões de Exploração dos Programas do 2º e 3º Ciclo para poderem utilizar, se assim entenderem conveniente, como auxiliares pedagógicos.
Lembro os colegas do seguinte:
- Os Programas/Filmes só estarão disponíveis do dia 9 até ao dia 13 de novembro.
- Na mesma escola, links e passwords podem ser partilhados entre os Professores que se proponham utilizá-los em aula/auditório/outro local, desde que a apreciação crítica da atividade o releve.
 - O envio antecipado de links, passwords e documentação tem em vista o apoio e preparação da exploração pedagógico-didática dos Programas 'CINANIMA vai às escolas”.
 - Caso optem por sessões, enviem-me, por favor, o Relatório das mesmas e duas imagens de uma qualquer sessão, na semana seguinte ao Festival.
Uma boa sessão com bons filmes.
O Coordenador do PNC

                                                                                                GUIÕES

                                                                                                Guião 2º e 3º ciclos A

                                                                                                Guião 2º e 3º ciclos B

O que é Plano Nacional de Cinema?