PLANO NACIONAL DE CINEMA - AEMM
O AEMM passou a integrar o Plano Nacional de Cinema (PNC) no ano letivo de 2020/2021 - Protocolo Institucional operacionalizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (CP-MC). O PNC é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Cultura e da Educação. O nosso objetivo principal é implementar a literacia para o cinema junto do público escolar, garantir os instrumentos básicos de “leitura” e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte. Temos também como propósito divulgar o PNC junto das escolas que integram o Agrupamento, através de obras marcantes e representativas de diversas fases da História do Cinema.
Queremos ainda sensibilizar para a importância do cinema, enquanto meio educativo que possui um grande potencial pedagógico, uma vez que é muito mais fácil, tanto para uma criança, quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. O filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada na explanação, podendo servir tanto para expor conteúdos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experiências.
Faz todo o sentido no nosso Agrupamento a implementação deste projeto, uma vez que o Projeto Educativo pretende “a prestação de um serviço público de educação e formação de qualidade, exigência e inovação, que contribua para a formação de cidadãos responsáveis, críticos e conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de atuarem com
agentes de mudança numa sociedade em permanente e necessária transformação” (cfr PE, pág.30).
A sétima arte é também património cultural e promove uma cidadania ativa, mais participativa e o desenvolvimento de uma atitude crítica e informada. Para operacionalizar estes objetivos serão promovidas sessões de cinema quinzenais, assim como outras iniciativa anunciadas na página web do Agrupamento, a serem desenvolvidas em contexto escolar, garantindo o visionamento de filmes passíveis de serem estudados a partir de linguagens cinematográficas e análise fílmica.
O Coordenador do PNC,
Fernando Pereira
No próximo dia 9 de maio comemora-se o Dia da Europa
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Ex.mo/a Senhor/a Professor/a
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Junto encaminhamos o último número do Magazine do PNC
«O Cinema é o limite...»
Este número especial do nosso Magazine é inteiramente dedicado aos projetos cinematográficos escolares.
Tratando-se de um número de final de ano, quisemos salientar atividades em que há maior investimento por parte das escolas. Não pudemos ser exaustivos, porque o volume de atividades foi grande e foi necessário fazer uma seleção, mas saudamos o crescimento do interesse das escolas em articularem os seus projetos com o cinema e audiovisual.
Acresce a esta constatação o estímulo que representa para o nosso trabalho a recente publicação, em 2023, de uma dissertação de mestrado pelo ISCTE, da autoria de Pedro Campelo, intitulada Literacia fílmica: Modelo educativo e prática em Portugal: O Plano Nacional de Cinema. Constituindo-se o Plano Nacional de Cinema como objeto de estudo principal deste trabalho, no âmbito da implementação de políticas públicas na área da Cultura e Educação, não podíamos deixar de partilhar convosco este facto.
Agradecemos a todos os alunos participantes, bem como a todos os professores que desenvolveram projetos cinematográficos nas suas escolas!
O Cinema é o Limite… Projetos Cinematográficos Escolares – Magazine do PNC #4
Aceder aqui:
https://www.google.com/url?q=https://pnc.gov.pt/magazine-4-o-cinema-e-o-limite-praticas-cinematograficas-nas-escolas&source=gmail&ust=1720260531596000&usg=AOvVaw1ii5MJyJB3ea7q3XV9f3D4">https://pnc.gov.pt/magazine-4-
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Nota:
O site PNC continuará a ser atualizado com atividades das escolas às quais não foi possível dar visibilidade neste Magazine.
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O Plano Nacional de Cinema é dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
Com os nossos melhores cumprimentos,
A equipa do PNC
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No próximo dia 9 de maio comemora-se o Dia da Europa
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Dois novos Filmes para o Mês da Criança!
Dando continuidade à sua missão de valorizar o cinema de animação português, o PNC estreia dois novos filmes na plataforma de streaming: · Surpresa (2017), de Paulo Patrício · A Gruta de Darwin (2017), de Joana Toste Deixamos este convite às escolas para conhecerem um pouco melhor o belíssimo cinema de animação português e aproveitamos para lembrar que, a propósito do próximo dia 1 de junho, Dia da Criança, a animação portuguesa para todas as idades ocupa um lugar de destaque na plataforma do PNC: Os Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água; O Rapaz e a Coruja; Os Olhos do Farol; Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias… e mais, muitos mais! |
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O Plano Nacional de Cinema é dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. Com os nossos melhores cumprimentos, A equipa do PNC |
No próximo dia 9 de maio comemora-se o Dia da Europa
Dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta que veio a ser conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas como o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa", celebrado pela primeira vez em 1986.
Para assinalar a efeméride, o PNC propõe o visionamento do filme Uma Turma Difícil (2014), de Marie-Castille Mention-Schaar, por se tratar de um bom exemplo de cinema que aposta na transmissão de valores universais aos mais jovens, a partir de acontecimentos trágicos e especificamente europeus ocorridos durante a 2.ª Guerra Mundial.
Alertamos para o facto de o filme estar disponível na plataforma streaming PNC apenas até ao dia 31 de maio.
Sinopse
No Liceu Léon Blum, em França, uma professora de História depara-se com o desrespeito, a violência e a falta de perspetivas na mais complicada e problemática das suas turmas do 10º ano, onde um grupo de adolescentes de diferentes origens parecem ter muito pouco em comum. A professora propõe-lhes então um desafio: entrarem no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje.
Filme disponível para escolas inscritas no PNC, na plataforma streaming, em: https://pnc.gov.pt/filmes
Ligação para o trailer legendado do filme:
· https://www.youtube.com/watch?v=kzX2K3kRLnY
O Plano Nacional de Cinema é dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
Com os nossos melhores cumprimentos,
A equipa do PNC
Parceria PNC/CIDES
Exmo. Sr./a. Coordenador/a da equipa do PNC a nível de escola Exmo./a. Sr./a. Professor/a |
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8 de abril Dia Internacional das Pessoas Ciganas O Dia Internacional das Pessoas Ciganas celebra-se anualmente a 8 de abril. Esta data foi criada no Primeiro Congresso Mundial Romani, realizado em Londres em 8 de abril de 1971, com o objetivo de promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história. O PNC associa-se a esta comemoração, propondo às escolas o visionamento de duas curtas-metragens da realizadora Leonor Teles, que se encontram disponíveis na plataforma de streaming do PNC. |
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“Pinta a erva da cor que quiseres. Ela será sempre erva.” (Provérbio rhoma, Rhoma Acans) “Isto aconteceu antes de haver pessoas e de elas dominarem o mundo. Nesse tempo só́ as árvores eram imóveis. Todas as outras coisas vivas se moviam livremente.” (Conto tradicional cigano, Balada de um Batráquio) |
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Rhoma Acans é um filme produzido durante a licenciatura de Leonor Teles na Escola Superior de Teatro e Cinema. A curta-metragem surgiu da vontade da realizadora abordar a sua relação com a família paterna, com origem na comunidade cigana. Na segunda curta-metragem, Balada de um Batráquio, Leonor Teles regressou ao mesmo tema e apontou especificamente o foco para um costume português que discrimina este grupo: a colocação de sapos de loiça à entrada de casas particulares ou estabelecimentos comerciais como forma de dissuadir a entrada de pessoas ciganas. |
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https://www.google.com/url?q=https://pnc.gov.pt/sites/default/files/2021-04/capa%252013_duas%2520Curtas.JPG&source=gmail&ust=1712650249214000&usg=AOvVaw0wC_EKQWUZAPkuT8JbG2nc"> |
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Dossiê pedagógico sobre os dois filmes, da autoria de Ana Cabral Martins, disponível no site do PNC, em: https://www.google.com/url?q=https://pnc.gov.pt/13-duas-curtas-metragens&source=gmail&ust=1712650249214000&usg=AOvVaw2c-UqKJcBPBYZ3PedrhWUu">https://pnc.gov.pt/13-duas- |
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O Plano Nacional de Cinema é dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. Com os nossos melhores cumprimentos, A equipa do PNC |
Parceria PNC/CIDES
No Projeto Educativo do Agrupamento foram definidas áreas de intervenção prioritárias, pelo que a Estratégia de Educação
para a Cidadania de Escola (EECE), deve ir ao encontro dessas prioridades no desenvolvimento dos projetos.
Assim, no desenvolvimento e/ou participação de/em projetos devem ser tidas como prioritárias as seguintes áreas:
• Saúde (física e mental)
• Ambiente e Sustentabilidade
• Interculturalidade
• Participação Democrática
• Voluntariado
Esta lista pode e deve ser aumentada no desenvolvimento do ano e dos projetos. Para isso, basta que os colegas que lecionam Cides solicitem eventuais títulos.
Cinema na escola
No âmbito do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, no dia 28 de fevereiro, pelas 16:45 será projetado o filme (excertos) “AS SUFRAGISTAS”, que versa a temática da Igualdade de Direitos, no Auditório da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral. Toda comunidade educativa está convidada a participar.
Cinema na escola
No âmbito do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, as professoras Ana Isabel Mota e Ana Raquel Tavares, no dia 31 de janeiro, pelas 16:45 irão projetar o filme “RAIN MAN” no Auditório da Escola Morgado Mateus, sobre a temática “Direito à Diferença”.
Todos os alunos do agrupamento estão convidados a assistir.
Cinema na escola
O grupo de professores colaboradores do PNC do AEMM iniciou sessões quinzenais de cinema nos auditórios das duas escolas. 43 alunos tiveram a oportunidade de ver excertos do filme-concerto “Taylor Swift: the Eras Tour”, no dia 10 de janeiro. Recordamos que se trata do filme oficial da digressão, que passa em revista todas as eras musicais da cantora, englobando os 17 anos da sua carreira. O filme, com 168 minutos, foi “condensado” em 90, devido à limitação do horário escolar. Com realização de Sam Wrench, reúne imagens das actuações de Taylor Swift durante a digressão pelos EUA, entre março e agosto de 2023. A digressão "The Eras Tour" chegará a Portugal em maio de 2024, no Estádio da Luz, em Lisboa.
O Coordenador do PNC, Fernando Pereira e Sandra Alves
O CINANIMA Júnior apresenta 3 programas de cinema de animação selecionados a pensar no público infanto-juvenil, e permite, a todas as escolas, não só a exibição de 30 curtas-metragens, mas, também, a criação de exercícios lúdico-didáticos em torno dos filmes, através da facultação de guiões de exploração.
O CINANIMA Júnior começou a sua itinerância no início de Janeiro e já visitou cidades tais como Lisboa, Lamego, Lourinhã e Caldas da Rainha, de entre outras cidades, de norte a sul de Portugal.
Os programas e os materiais pedagógicos são pensados para públicos nacionais e estrangeiros.
Mês da MULHER
O dia 8 de março é relembrado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher (https://www.un.org/en/observances/womens-day/background).
O PNC associa-se a esta efeméride e propõe às escolas uma programação cinematográfica na plataforma em streaming, em torno de duas iniciativas principais:
· o visionamento de um conjunto de obras cinematográficas em que a mulher tem um papel de destaque:
1-Mary e a Flor da Feiticeira, de Hiromasa Yonebayashi
(Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do EB)
2-O Sonho de Wadjda, de Haifaa al-Mansour
(2.º Ciclo do EB)
3-Mustang, de Deniz Gamze Ergüven
(3.º Ciclo do EB)
4-A Toca do Lobo, da cineasta portuguesa Catarina Mourão
(Ensino Secundário)
Todas as obras estão disponíveis na plataforma streaming do PNC.
· uma Ação de Formação de Curta Duração, on-line:
Vamos Falar sobre Cinema? – TAKE |V| – A Toca do Lobo, de Catarina Mourão. Trata-se de um documentário que desvenda a história familiar da cineasta portuguesa Catarina Mourão, testemunhando acontecimentos associados às suas memórias pessoais e à História portuguesa.
A Ação é realizada em parceria com o CFAE Centro-Oeste e as inscrições irão abrir em breve, na página digital do Centro de Formação: https://centro-oeste.cfae.pt/formacao/
O Plano Nacional de Cinema é dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
Com os nossos melhores cumprimentos,
A equipa do PNC
O Cinema é o limite... é o novo magazine do Plano Nacional de Cinema.
A sua missão é estimular o gosto pela cultura do cinema junto das comunidades educativas. O número 0 marca um compasso de transição, revelando um novo conceito e linha editorial, num novo formato.
NÚMERO 0 >PNC - MAGAZINE DIGITAL ONLINE O Cinema é o limite… - DEZEMBRO 2022. (aqui)
DESTAQUES:
CINEMA, DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO
A sensibilização para questões de direitos humanos é o ponto de partida de dois dos novos filmes já disponíveis para as escolas, através da plataforma em streaming do PNC:
Flee – A Fuga (2021), Recreio (2021) e Um Iaque na Sala de Aula (2019).
TRÊS NOVOS DOSSIÊS PEDAGÓGICOS:
SÃO RELATIVOS AOS FILMES Máscaras, Aparição e O Homem da Câmara de Filmar
EM BREVE:
A propósito da próxima efeméride de 27 de janeiro (Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto), o PNC tem em preparação mais uma Ação de Curta Duração online (ACD) alusiva a esta temática, intitulada Vamos Falar sobre Cinema? – Take 3 – Representações do Holocausto no Cinema. Numa perspetiva transversal à Cidadania e aos Direitos Humanos, a ACD terá o objetivo de formar e sensibilizar para o ensino do Holocausto através do recurso ao cinema e irá contar com a presença de Abílio Hernandez (Universidade de Coimbra), Ricardo Presumido (Associação Memoshoá) e a investigadora Irene Flunser Pimentel.
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O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se a 30 de janeiro.
Esta data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal. Foi escolhido este dia como forma de assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi.
No contexto desta efeméride, o Plano Nacional de Cinema propõe às escolas o visionamento do filme Recreio (2021), de Laura Wandel. Com a duração de 72’, Recreio aborda uma história que nos confronta com o universo do bullying no espaço escolar, a partir do ponto de vista da pequena protagonista.
O filme é para maiores de 12 anos.
PLANO NACIONAL DE CINEMA (PNC) 2021-2030 Ano letivo 2022-2023
Sessões: «O Cinema está à tua espera»
As sessões de cinema «O Cinema está à tua espera» serão preferencialmente agendadas segundo os critérios seguintes:
Cronograma: Divulgação da Ação de Curta Duração
Dia 3 de janeiro: Divulgação da ACD junto dos docentes do AEMM, através de correio eletrónico enviado pela Sra. Coordenadora do Departamento de Línguas e através da página web do AEMM.
ASSUNTO: Ação de Curta Duração (ACD) - 14 de fevereiro Seguindo o estipulado no PAA do AEMM, está agendada para o dia 14 de fevereiro, das 9:00 às 13:00 horas, no auditório da Escola Secundária Morgado de Mateus, a Ação de Curta Duração intitulada “A gramática na aula de língua: um modelo pragmático de implementação”. A mesma será dinamizada pelo Professor Pedro Marques, docente do Instituto Camões a lecionar Português no Reino Unido e European Portuguese Teaching Fellow na Queen Mary University, em Londres. Destina-se aos grupos de recrutamento 110, 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350, que maioritariamente integram o Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus/ outros Agrupamentos de Escolas/ Escolas não Agrupadas. As inscrições encontram-se abertas no CFAE de Vila Real até ao próximo dia 30 de janeiro.
Dia 3 de janeiro: Abertura das inscrições, no CFAE de Vila Real, para os docentes do AEMM
frequentarem a ACD.
Dia 30 de janeiro: Encerramento das inscrições na ACD para os docentes do AEMM.
Dia 30 de janeiro: Divulgação da ACD, através do CFAE de Vila Real e de correio eletrónico enviado pela Direção do AEMM, junto dos Srs. Diretores de outros estabelecimentos de ensino abrangidos pelo CFAE de Vila Real.
Dia 13 de fevereiro: Encerramento das inscrições na ACD para os docentes de outros estabelecimentos de ensino, abrangidos pelo CFAE de Vila Real.
Dia 14 de fevereiro: Dinamização da Ação de Curta Duração “A gramática na aula de língua: um modelo pragmático de implementação”.
Participação no casting do filme “Ontem à Noite Conquistei Tebas” (2023)
No âmbito do plano de atividades do Plano Nacional de Cinema (PNC) e do Plano Nacional das Artes (PNA) do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, no passado dia 21 de novembro, a equipa de pré-produção DVEIN Films apurou 164 alunos para as entrevistas que tiveram lugar no dia 27 de novembro, tendo procedido a um processo de seleção de jovens do nono ao décimo segundo anos e cursos profissionais do nosso agrupamento, que gostem de audiovisuais, fotografia, teatro e videojogos. O projeto final é a participação na produção do filme de longa-metragem “Ontem à Noite Conquistei Tebas” (“Anoche conquisté Tebas”/ “Last Night I Conquered the City of Thebes”). O projeto será realizado por Gabriel Azorín, no ano de 2023 e terá a duração prevista de 90 minutos. Será produzido por Carlos Pardo Ros e tem um argumento escrito por Celso Giménez e Gabriel Azorín. O realizador é conhecido pelas curtas-metragens “Los galgos” (2011), nomeado para o prémio La Cabina, no Festival Internacional de Cine en Valencia, “El Buen Amor” (2014), “Mañana vendrá la bala” (2015) e o documentário “Los mutantes” (2016). Os seus trabalhos integraram festivais como o de San Sebastián, Entrevues de Belfort e o Festival de Cine Europeo em Sevilha.
“Ontem à Noite Conquistei Tebas” é uma coprodução entre Portugal, França e Espanha, tendo como base legal o Decreto-Lei n.º 25/2018, de 24 de abril. A presença dos alunos nesse processo de seleção foi autorizada, mediante um documento de consentimento por parte dos Encarregados de Educação. O arquivo audiovisual gerado foi privado e utilizado exclusivamente como material de trabalho. Em conformidade com os requisitos de proteção de dados e proteção de jovens, os vídeos não foram publicados em nenhum meio público e foram apagados quando o processo terminou.
Os 5 alunos que foram escolhidos pela equipa de pré-produção DVEIN Films, foram acompanhados pelo Coordenador do Plano Nacional de Cinema, para participarem no workshop realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, na cidade de Braga. O workshop foi da responsabilidade das produtoras Primeira Idade (Portugal), (responsável pelo filme “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, que foi nomeado para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Estrangeiro, na 94.ª edição dos Óscares, em 2022), DVEIN Films (Espanha), Filmika Galaika (Espanha) e La Fabrica Nocturna Cinéma (França) e contou com o apoio do ICAA (Instituto Nacional de Cinema Espanhol), AGADIC (Instituto Regional Galego de Cinema) e Rádio Televisão Portuguesa. O evento foi conduzido, entre outros, por Carlos Pardo, Celso Giménez, co-autor do filme e pelo realizador, Gabriel Azorín.
O resumo do argumento do filme remete-nos para dois rapazes portugueses com 16 e 17 anos, António e o seu melhor amigo, Jota. Numa tarde muito fria de inverno decidem sair com os seus amigos e atravessam a fronteira para tomarem banho nas antigas fontes termais romanas. Lá encontram vários grupos de jovens que vieram ali passar a tarde. Uns procuram descanso, outros, diversão; cada um aproveita a água à sua maneira. Mas há algo estranho nessas fontes termais. É como se a água influenciasse o humor de todos os que ali tomam banho. Ao cair da noite, quando as pessoas já se foram embora e não há vestígios do nosso mundo contemporâneo, António confessa a Jota que se tem sentido estranho ultimamente e que tem medo que deixem de ser amigos. É então que descobrimos que estão ali a tomar banho outros rapazes. São os soldados romanos que construíram as termas. Entre eles estão Aurelio e Pompeyo, dois jovens soldados que devem tomar uma decisão que marcará o resto das suas vidas: desertarem juntos ou separarem-se para sempre. Apesar de estarem distantes por mais de 2000 anos, António e Aurélio partilham um medo: perder para sempre o seu melhor amigo.
A pré-produção do filme foi anunciada pela conceituada revista semanal norte-Americana “Variety”, através de dois artigos exclusivos publicados nos dias 6 de agosto de 2021 (https://variety.com/2021/film/global/filmika-galaika-last-night-i-conquered-the-city-of-thebes-1235035727/) e 8 de fevereiro de 2022 (https://variety.com/2022/film/news/madrid-ecam-incubator-selects-last-night-i-conquered-the-city-of-thebes-disposable-macrame-1235174472/)
O Coordenador do Plano Nacional de Cinema do AEMM,
(Professor Fernando Manuel Lopes Pereira)
DIA MUNDEIAL DO CINEMA
Em 05 de novembro celebra-se anualmente o Dia Mundial do Cinema. Para comemorar a Sétima Arte, as turmas do 2º ciclo de EMRC, nomeadamente, os alunos inscritos das turmas A, B, C, D, E, F e G do 6º ano, visualizaram a curta-metragem de animação “Adolfo”, produzida no âmbito da academia RTP, 2ª edição.
Adolfo é um miúdo amargurado que não gosta da escola, nem de ninguém. Mas é inteligente e cria um plano maquiavélico para dominar o mundo. Ao pô-lo em prática, tudo parece correr como previsto. Porém, Maria Cabrita e Piloto, os seus únicos amigos, vão atrapalhar – sem querer, mas de forma irremediável – o seu projeto, fazendo com que a sublime invenção se volte contra o próprio Adolfo.
Como forma de difundir a cultura, e propagar o conhecimento, os alunos propuseram-se elaborar os seus projetos, assim como a realização de um teatro de marionetas.
A docente Maria João Coutinho
FILMES PARA A LIBERDADE
Se há matérias em que o poder do cinema se revela, uma delas é a da evocação das memórias coletivas, como as que celebramos no mês que mais ligamos à Festa da Liberdade: o mês de abril. Por isso, por esta altura, a temática da liberdade tem estado sempre presente nos tópicos cinematográficos que propomos para as escolas e este ano não é exceção. Celebramos a Liberdade através do cinema português e é imprescindível que as crianças e os jovens portugueses também possam aprender o valor da liberdade através do cinema do seu país.
Neste ano de 2022, são sete os filmes escolhidos que nos propõem o ponto de vista de cineastas sobre o antes, o durante e o depois do 25 de abril. Assim, sugerimos às escolas o visionamento de duas curtas-metragens de cinema de animação: Os Salteadores(1993), de Abi Feijó, e Estilhaços(2016), de José Miguel Ribeiro; o primeiro representa um olhar sobre a resistência durante o período do fascismo, o outro reflete acerca de memórias e traumas herdados do período da guerra colonial. Propomos também o visionamento de três documentários: Linha Vermelha(2011), de José Filipe Costa, Cartas a Uma Ditadura(2006), de Inês de Medeiros, e 48(2010), um trabalho admirável realizado por Susana de Sousa Dias. Recomendamos também um trabalho de ficção histórica realizado por Maria de Medeiros: Capitães de Abril(2000) e, por último, sugerimos o visionamento de um testemunho impressionante sobre o 25 de abril: As Armas e o Povo(1975), feito pelo Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica.
Os filmes As Armas e o Povo, Cartas a Uma Ditadura e Capitães de Abril estão acompanhados de dossiês pedagógicos no site do PNC, da autoria dos investigadores Paulo Cunha, Ana Bela Morais e Francisco Valente, respetivamente.
Dossiês disponíveis aqui: https://www.google.com/url?q=https://pnc.gov.pt/dossies-pedagogicos&source=gmail&ust=1650533313422000&usg=AOvVaw3vb8q7GVAWIjoe4BsURQ5e">https://pnc.gov.pt/dossies-pedagogicos
https://www.google.com/url?q=https://youtu.be/_H-vYpQwP0s&source=gmail&ust=1650533313422000&usg=AOvVaw0200nj3FCHsX4Cx1Lue6vp">
https://www.google.com/url?q=https://youtu.be/_H-vYpQwP0s&source=gmail&ust=1650533313422000&usg=AOvVaw0200nj3FCHsX4Cx1Lue6vp">https://youtu.be/_H-vYpQwP0s
No passado dia 1 de Abril, alunos de turmas do terceiro ciclo e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, tiveram oportunidade de assistir à apresentação "Um Piano Afinado pelo Cinema", por Filipe Raposo. Este evento está integrado nas atividades previstas no Plano Nacional de Cinema do nosso agrupamento. Ao longo de mais de uma hora, os alunos tiveram oportunidade de visualizar excertos de alguns filmes que marcaram a história do cinema, acompanhados ao piano pelo virtuosismo de Filipe Raposo.
Curtas em análise.
Os alunos do 5º ano, sob a orientação da Professora de EMRC, Maria João Coutinho, visualizaram as curtas-metragens “Os Dez Anõezinhos da Tia Verde Água”, “O Rapaz e a Coruja”, “As duas Comadres” e “O Caldo de Pedra”. Após a visualização dos filmes, seguiram-se debates entre grupos e dramatizações. Por fim, foi montada uma exposição dos trabalhos feitos. Aqui fica o link para um vídeo sobre a atividade.
PNC PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO - 2 º PERÍODO 2022
Entre os dias 16 e 23 de março, os alunos mais jovens do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus desenvolveram várias atividades integradas no PNC. Visualizam os filmes animados “A Minha Vida de Courgette” e “O Coelhinho Verde”. Posteriormente, foi realizada uma das atividades propostas pelo PNC, à
escolha do professor titular de turma. Esta iniciativa foi documentada a partir do olhar atento da Professora Cândida Grácio. Aqui ficam quatro vídeos que retratam o entusiasmo dos alunos.
PNC DOURO
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PNC ABADE DE MOUÇÓS
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PNC EB n º7 Araucária
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PNC TORNEIROS ji SALA1
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Dia Internacional da Língua Materna
No âmbito do Projeto Nacional de Cinema, as turmas do 1ºA e 3ºA foram desafiadas, no dia 21 de fevereiro, a visualizar o documentário “José e Pilar” para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna. Após esta visualização, os alunos responderam a um questionário, previamente elaborado, realizaram um debate entre as duas turmas relativo à biografia deste escritor português e à sua importância na divulgação da língua portuguesa.
Ainda no âmbito da mesma atividade e em forma de continuar a comemorar esta efeméride, os discentes selecionaram diferentes escritores nacionais, desenvolveram pesquisas biográficas e realizaram pequenos vídeos.
No decorrer da realização de todas as atividades, verificou-se que os alunos abraçaram os desafios com motivação e interesse, o que se refletiu na qualidade do trabalho final. Estes trabalhos dos alunos constarão na página do Agrupamento.
As turmas: 1º A – Técnico de Saúde e 3º A – Técnico de Juventude
Trabalhos dos alunos realizados no âmbito da comemoração do dia Internacional da Língua Materna:
>Trabalho realizado por Leonor e Beatriz 1º A - tema: "Camões"
>Trabalho realizado por Sofia e Lara 3º A - Tema: "Fernando Namora".
>Trabalho realizado por Rafaela e Mónica 1º A - Tema: "Fernando Pessoa"
>Trabalho realizado por Margarida e Carolina 3ª A -tema:" Lídia Jorge".
>Trabalho realizado por Maria e Filipa Cruz 3º A - Tema: "Luísa Ducla Soares".
>Trabalho realizado por Sara, Ana e Liliana 1º A- Título: "Miguel Torga"
>Trabalho realizado por Filipa Mendes e Marta 3º A - Título: "Pedro Chagas Freitas"
>Trabalho realizado por Ana Sofia e Daniela Dias 3º A - Título : "Ricardo Dias Felner"
>Trabalho realizado por Ana Margarida e Daniela Pinto 3º A - Título: "Victor Domingos"
Mais informações aqui
Uma das novas propostas da plataforma do PNC é o filme Belle (2013), de Amma Asante, que sugerimos para ser visionado no âmbito do próximo dia 14 de fevereiro. Está em causa a efeméride que a data evoca, mas também o interesse do filme para abordar diversas questões pedagógicas relevantes, a partir da vida de uma mulher que viveu em Inglaterra na 2.ª metade do século XVIII e princípio do séc. XIX: Dido Elizabeth Belle.
Sinopse - Belle (Gugu Mbatha-Raw) é filha do capitão britânico John Lindsay e de Maria Belle, uma escrava africana. Segundo as leis da época, uma filha ilegítima de um branco e de uma mulher negra cresceria como escrava.
No entanto, após a morte da mãe, a criança é levada para Inglaterra, e entregue aos cuidados de dois familiares paternos, Lorde e Lady Mansfield (Tom Wilkinson e Emily Watson), para ser criada segundo os preceitos da aristocracia inglesa. Em pleno séc. XVIII, numa época em que a escravatura é encarada com normalidade, a sua cor de pele é vista com maus olhos, e Belle descobre a mentalidade racista e a própria situação da mulher. Entretanto, conhece o advogado John Davinier (Sam Reid). A atração entre os dois e a partilha de ideias comuns sobre a questão dos direitos precipita um envolvimento romântico, numa sociedade que não está preparada para esta profunda mudança de valores.
Realizado pela cineasta britânica Amma Asante, a partir de uma história escrita pela argumentista Misan Sagay, nesta ficção convergem diversas vertentes: por um lado, as transformações histórico-sociais e as mudanças culturais vividas na Inglaterra durante a 2.ª metade do século XVIII; a mudança de mentalidades provocada por conflitos sociais emergentes, como, por exemplo, as questões de direitos humanos, o racismo e o próprio papel das mulheres. Por outro lado, o desabrochar dos afetos e o romance que desafia as normas socialmente dominantes.
Classificação etária: Maiores de 6 anos
Fotogramas de Belle, de Amma Asante.
Aqui deixamos a nossa sugestão, com o trailer do filme: https://youtu.be/Q6YlZloN08I
Filme disponível na plataforma streaming do PNC, em:https://pnc.gov.pt
Mário Augusto no AEMM - “Cinema Falado: A Arte de Ver”.
No dia 11 de janeiro, o jornalista Mário Augusto esteve presente no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, dinamizando a palestra Cinema Falado: A Arte de Ver. Esta iniciativa inseriu-se nas atividades que integram o Plano Nacional de Cinema do agrupamento e teve como público-alvo uma turma do 8.º ano de escolaridade, habitual colaboradora do PNC, e quatro turmas do Ensino Profissional. Mário Augusto é jornalista de televisão desde 1986, bem como autor apresentador de vários programas de divulgação de cinema, colaborador habitual da rádio e de vários jornais e revistas. Induvitavelmente, será o jornalista português que mais atores entrevistou, tendo feito mais de mil entrevistas nos últimos trinta anos da sua carreira.
É igualmente o coordenador e apresentador do programa mais antigo de cinema da televisão portuguesa, Janela Indiscreta, distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores, em 2018, como o melhor programa de entretenimento cultural da televisão portuguesa.
É autor dos seguintes livros: Nos Bastidores de Hollywood (2005); Mais Bastidores de Hollywood (2006); A Sebenta do Tempo (2016); Caderno Diário da Memória (2017); Janela Indiscreta (2019) e Como se Fosse Um Romance (2021).
Na palestra dinamizada no passado dia 11 de janeiro, Mário Augusto, num primeiro momento, sensibilizou os presentes para a literacia fílmica. Sendo o cinema uma forma de percecionarmos e sentirmos a realidade, o palestrante, utilizando uma retórica cativante, direcionou-nos para o prazer (por vezes oculto) que o cinema nos transporta, enquanto espelho da realidade, enquanto arte que partilha connosco vidas
perfeitamente banais, simples e discretas de personagens de determinadas narrativas.
Encaminhando a assistência para a forma do que é transmitido no grande ecrãn, Mário Augusto fez alusão a determinadas personagens que nos seduziram, alguns diálogos que recordamos, histórias de filmes que ficaram a “remoer” no nosso subconsciente e que mais tarde recordamos, o que prova que aquilo que percecionámos nos influenciou, transmitiu nos um determinado sentimento, uma sensação, que em qualquer momento convocamos e transpomos para a realidade, criando similitudes com aquilo que essas histórias nos contaram. Cientes da curiosidade que temos em relação a tudo o que nos rodeia, o palestrante foi categórico quando afirmou que o cinema é uma narrativa que permite contar histórias com imagens em movimento e em que a arte se interliga com as nossas emoções e pensamentos.
Tendo conhecimento de que a assistência juvenil a quem se dirigia não teria ainda adquirido a atitude consciente de refletir maturamente acerca do que sente e vê, o palestrante habilmente contextualizou-a com os jogos das Playstations e da X-Box, pois também eles têm, na sua génese, pequenas histórias e dão-lhe o enquadramento de determinadas personagens. Essas histórias, ainda que geridas pelos participantes, no caso do gaming, desenvolvem-se sequencialmente, isto é, têm um princípio, um meio e um fim, tal como terá afirmado o realizador francês Jean-Luc Godard. No entanto, essa
sequência de narrativas fílmicas nem sempre nos é contada na ordem cronológica e, às vezes, é no baralhar dessa ordem que as narrativas nos seduzem e fazem-nos perceber e querer conhecer melhor determinadas personagens e acompanhar de perto as histórias que as envolvem.
Na segunda parte da palestra, o jornalista fez uma breve resenha histórica do cinema, que atualmente tem maior projeção industrial nos Estados Unidos, mas que curiosamente teve início com imigrantes da Europa de Leste que se instalaram na cidade de Nova Iorque e, mais tarde, na Califórnia, fazendo de Hollywood a atual meca do cinema.
Antecedendo o final da sua participação, Mário Augusto deliciou a assistência com uma edição de imagens de filmes que seguem uma lógica do efeito transcendental do cinema na vida das pessoas, dando forma às suas realidades.
CINANIMA JUNIOR.
O cinema e os Direitos Humanos.
O cinema assume, hoje, um papel fundamental na comunicação global. Nas aulas de Português e Comunicação e Relações Interpessoais tivemos oportunidade de, em colaboração com o Plano Nacional de Cinema, visualizar uma curta-metragem e dois filmes que nos fazem refletir sobre a luta que ainda importa levar avante em prol dos Direitos Humanos.
Seja no nosso país, seja nos países mais longínquos, ainda há muitas pessoas que continuam a ser discriminadas (pela religião, pela etnia, pela orientação sexual, pelo género, pela condição social…). A curta-metragem Rhoma Acans é um retrato claro dos preconceitos que persistem entre nós. Vivemos em sociedade, por vezes até somos vizinhos, mas nem sempre temos disposição para ouvir e comunicar efetivamente com o Outro. Os estereótipos e os preconceitos continuam a constituir uma barreira à comunicação e são, muitas vezes, um fator que inviabiliza a relação com o Outro.
No dia em que se celebram os Direitos Humanos, e depois de vermos o filme Com quase nada, percebemos que no século XXI muitos vivem no limiar da sobrevivência. Direitos que nos parecem tão básicos como a habitação, a educação, a saúde… estão longe de ser uma realidade efetiva para todos.
De igual modo, foi abordado o tema da igualdade de género, após a visualização do filme O sonho de Wadjda. Retratando este a desigualdade e falta de liberdade da mulher, foi realizado um debate, pelos alunos, alusivo às mais diversas culturas.
Que este dia seja mais uma oportunidade para pensarmos no muito que há a fazer para salvaguardar a dignidade humana. Todos nós, no nosso dia-a-dia e no contexto em que nos integramos, podemos contribuir para um mundo mais justo, livre e igual.
O cinema vai à escola.
Escola Básica do Douro
Escola Básica de Mouçós
Como forma de promoção da literacia filmica e da prática cultural que é ir ao cinema, no dia 17 de dezembro, no âmbito das atividades do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, foram dinamizadas duas atividades. Cada uma das escolas enviou-nos um pequeno documentário sobre a atividade que dinamizou, que compartilhamos a seguir.
Escola Básica Abade de Mouçós
Escola Básica Abade de Mouçós.
A primeira delas consistiu na exibição de excertos do filme de animação/ comédia “A Vida Secreta dos Nossos Bichos 2” na Escola Básica de Mouçós, onde visualizaram o filme 253 alunos e na Escola Básica do Douro, onde assistiram 210 alunos. Juntamente com a visualização do filme, os alunos resolveram fichas de trabalho sobre como desvendar um labirinto, juntar letras, de modo a obterem os nomes das personagens do filme, desenhar o animal de estimação preferido e pintar desenhos das personagens principais enquanto viam o filme. Os professores sensibilizarem ainda os alunos para as temáticas do filme, tais como as preocupações e os direitos dos animai. Por fim, os alunos receberam um pin de lapela, alusivo ao filme, que exibiram orgulhosamente.
Escola Básica do Douro.
A Escola vai ao Cinema
A segunda atividade envolveu os alunos e os professores de várias turmas dos jardins de infância e do 1-º Ciclo, totalizndo 241 alunos: C3; C1 – 1.º ano; C2 – 1.º ano; C4 – 3.º ano; C5 – 3.º ano; C6 – 4.º ano; turmas 1.º/ 2.º ano – turma B2; 3.º ano – turma B6; 4.º ano – turma B8; JI Torneiros – sala 2; JI Torneiros – sala 1; JI/ Ponte e Jardim de Infância de Vila Meã.
Mediante a parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus e os Cinemas NOS, os alunos foram ao cinema ver o filme “Encanto” no dia 17 de dezembro, permanecendo no local, uma turma por sala, em “bolha” e seguindo as Orientações da DGS
Antes dos alunos verem o filme, os professores sensibilizarem-nos para as temáticas existentes, entre as quais se destacam ajudar o próximo e aproveitar segundas oportunidades na vida. Estes, por outro lado, coloriram imagens alusivas ao filme e afixaram algumas num mural.
Dia Mundial do Cinema : 5 de novembro!
No dia 5 de novembro celebrou-se o Dia Mundial do Cinema. Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma referência dada pelo italiano Ricciotto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912.
O Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus também comemorou a efeméride, através do Plano Nacional de Cinema.
Começando pelos mais pequenos, os alunos do Centro Escolar Abade de Mouçós participaram com um vídeo alusivo ao Dia Mundial da Alimentação Saudável (16 de outubro). Intervenientes no documentário estiveram a Coordenadora, Professora Eulália Afonso e várias docentes do Centro Escolar. A realização de “atores” esteve a cargo do magnífico trabalho feito pela Professora Cândida Morais. (Link do vídeo)
Alunos do Centro Escolar Abade de Mouçós
Na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, na exploração da Unidade Letiva “Viver Juntos”, os alunos do 5.º ano (turmas A, B, C, D e F), inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), visualizaram excertos da curta-metragem A flor maior do mundo, sob a orientação da Professora Maria João Coutinho.
Foi a partir dessa fantasia de grandiosidade e altruísmo advinda de estímulos audiovisuais que nasceu a divertida e pedagógica atividade, “05 de novembro, Dia Mundial do Cinema”, com uma exposição de trabalhos valorizando, ao mesmo tempo, o lado singular do cinema enquanto experiência coletiva.
Exposição de trabalhos dos alunos do 5.º ano
Os alunos das turmas A, B e C do 8º ano visualizaram excertos do filme Adeus, Pai, com a colaboração dos Professores Agostinho Azevedo, Domingos Queiroga e Fernando Pereira. Estas turmas, juntamente com alguns alunos do 10.ºD, realizaram pequenos trabalhos sobre as temáticas da relação pai-filho, o contraste entre o ambiente urbano e o ambiente rural e o amor. O produto final consta na plataforma Padlet (https://padlet.com/fernandopereira8/r9nb7kczgtzvaidd)
CINANIMA vai às Escolas 2021 – Inscreva-se já!
Programa de cinema.
Programa para Cinema para Escolas, do sexto episódio do CLOSE-UP, que decorrerá de 16 a 23 de outubro, em Vila Nova de Famalicão (Ver aqui).
Sessões de cinema comentadas.
O Plano Nacional de Cinema (PNC) organiza, a partir de outubro, uma série de três sessões de cinema comentadas em salas que integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
Em cada sessão será projetado um ou mais filmes de diferentes épocas da história do cinema português, incluindo ficção, documentário e animação, seguindo-se a apresentação de um dossiê pedagógico da coleção do PNC, com o objetivo de promover junto da comunidade escolar a experiência de ver filmes em sala. Estas sessões destinam-se aos professores e ao público em geral, e irão ter continuidade em 2022.
Cinemateca Júnior.
A Cinemateca Júnior é um serviço da Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema criado em 2007 direccionado para os espectadores infantis e juvenis, funcionando preferencialmente em articulação com as escolas. Ao público escolar este serviço oferece diversas atividades, de acordo com os grupo etárias de quem nos visita e com o objectivo único de transmitir o gosto pela arte cinematográfica. O programa de actividades proposto pretende dar a conhecer a História do Cinema, enquadrando-a num contexto histórico-cultural, social e científico, através da projecção de filmes, no seu formato original em cópias disponíveis no Arquivo da Cinemateca, e também de ateliers temáticos.
As atividades têm como base a Oficina e a Exposição Permanente de Pré-Cinema, dando ao público a possibilidade de interagir com os objectos expostos, conhecendo o seu funcionamento e a sua importância histórica, sensibilizando-o para o cinema, não só como entretenimento, mas também como arte e memória de uma arte. (VER AQUI)
Comemorações do centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues.
Exposição sobre o filme “Fado, História d'uma Cantadeira” (1947) na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral
Visualização do filme em três turmas do 7.º ano:
7ºA
7ºB
7ºC
Centenário do filme "O Garoto de Charlot".
Exposição relativa ao centenário do filme "O Garoto de Charlot".
Participação da turma 7.ºA na aula da turma 5.ºG, no âmbito do Plano Nacional de Cinema (Atividade: Comemoração de centenário do filme “O Garoto de Charlot”)
29 de abril – Inauguração da página oficial do PNC - (htps://pnc.gov.pt)
A apresentação contou com as intervenções de José Vítor Pedroso – Diretor-Geral da Educação; José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa; Rui Machado - Subdiretor da Cinemateca Portuguesa; Luís Chaby Vaz - Presidente do Conselho Diretivo do ICA; Tiago Baptista – Diretor do ANIM; Elsa Mendes -Coordenadora Nacional do PNC. A sessão foi moderada por Elsa Mendes, que fez também a apresentação dos novos recursos do site e da plataforma digital de filmes do PNC (aqui), enfatizando o enorme contributo da disponibilização destes recursos para a missão do PNC: ampliar o papel do cinema e do audiovisual junto das comunidades educativas.
Cerimónia que decorreu na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Lisboa
Notícias PNC
Na semana entre os dias 14 e 18 de dezembro, os alunos das turmas A, B e C do 7.º ano participaram no Plano Nacional de Cinema, um programa de literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, nos termos do artigo 23º da Lei nº 55/2012, de 6 de setembro, alterada pela Lei n.º 28/2014 do Ministério da Educação.
Os trabalhos de análise fílmica desenvolvidos pelos alunos ao longo de várias semanas, centraram-se no filme Aniki-Bóbó (1942), de Manuel de Oliveira, sendo expostos na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral e visionado o filme na sala de aula, acompanhados de um debate moderado por dois alunos.
Com as iniciativas desenvolvidas pretendeu-se divulgar e estudo de uma obra do património cultural e cinematográfico português, traçando um paralelo com a realidade atual, adquirir conhecimentos ao nível de estratégias utilizadas na narrativa cinematográfica clássica, familiarizar os alunos com os recursos cinematográficos utilizados na caraterização de personagens, bem como com os recursos utilizados pela linguagem cinematográfica enquanto forma de arte. A recetividade e cooperação por parte dos alunos foi francamente positiva.
O Plano Nacional do Cinema e o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus
O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, através do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, conforme o Despacho n.º 15377/2013.
No âmbito do PNC, o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus desenvolverá atividades com vista à sua consecução. Serão convidados a participar professores em conjunto com os seus alunos, estando previstas projeções de filmes durante os três períodos letivos, de acordo com a disponibilidade dos espaços, privilegiando a vertente pedagógico-didática, tendo sempre em conta as contingências impostas pela atual pandemia. Depois da projeção dos filmes far-se-á sempre uma reflexão sobre os mesmos, com vista a promover a literacia em cinema para o público escolar.
Numa combinação dialética entre a apresentação dos filmes aos alunos, o seu visionamento (atualmente apenas no ambiente de sala de aula) e, posterior, debate ou conversa, espera-se que a receptividade, o interesse e o envolvimento dos estudantes seja uma constante.
Inserindo-se no PNC, na semana de 2 a 6 de novembro, ser-nos-á enviado o link e palavra passe para acesso aos programas/filmes da iniciativa "O Cinanima vai às Escolas", bem como os Guiões de Exploração. Os professores que receberem os links poderão partilhar com os restantes colegas do Agrupamento que queiram planear sessões, incluindo aqueles que têm alunos com aulas on-line.
O CINENIMA vai à escola
GUIÕES