Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Ciências Sociais e Humanas
Alunos do 5oano em visita de estudo a Guimarães
No âmbito da disciplina de História, de acordo com o Plano de Atividades do Agrupamento (PAA), os alunos do 5oano do Agrupamento Morgado de Mateus realizaram uma visita de estudo a Guimarães. Os locais visitados foram: o Centro Histórico onde tiveram a realização de um peddypaper, organizado pelo Museu Alberto Sampaio que também visitaram; o Paço Ducal onde, após a visita guiada, assistiram a um teatro de marionetas sobre D. Afonso Henriques e o Castelo – também com visita guiada.
Aulas de História no Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real
Na disciplina de História, os alunos da professora Ana André realizaram aprendizagens em contexto museológico com o objetivo de conhecer e sentir a História Local. Puderam assim articular os conteúdos lecionados na sala de aula com os documentos museológicos do período que vai da Pré-História até à romanização patentes neste Museu e valorizar a História da região recriada nos vestígios arqueológicos e nas maquetes expostas. O “feedback” foi muito positivo, permitindo um envolvimento dos alunos que assim despertam em si a noção de que são formadores ativos da História da sua comunidade.
Rap de Descartes
Estávamos na última aula de Filosofia, no 1º período, fazíamos o balanço do que foi a disciplina para nós e, surgiu este rap de Descartes, uma crítica ao filósofo racionalista, que estudamos no âmbito do tema: - "Origem do Conhecimento".
Oh Descartes,
quem não concorda
só diz disparates.
Oh Descartes,
a dúvida tem razão.
O cogito é verdade,
acabou a discussão.
Oh Descartes,
que tantas criticas recebes.
No fundo são haters,
não percebes?
Oh Descartes,
o Hume é tonto.
Os sentidos enganam.
E pronto…!
Alunos de Filosofia do 11ºC
-Ricardo Guerra;
-Duarte Gonçalo.
Visitas de Estudo ao Centro de Ciência
No âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Cidadania, os alunos da professora Ana André foram, na última semana letiva do 1º operíodo, visitar o Centro de Ciência de Vila Real.Tendo como tema o património natural de Trás-os-Montes e Douro, o Centro de Ciência de Vila Real procura contribuir para interpretar, à luz da ciência, a formação e a evolução deste vasto e diversificado território. É bom que os alunos conheçam em primeiro lugar, a sua própria região e património!
Alunos do 6ºE recriam a revolução do 1º de dezembro de 1640
Sabes porque o dia 1 de dezembro é feriado nacional?
Alunos do 6ºE recriam a revolução do 1º de dezembro de 1640
Sabes porque o dia 1 de dezembro é feriado nacional?
Visitas de estudo ao Palácio de Mateus
As turmas D e E do 6ºano, da professora Ana André, visitaram este monumento “ex libris” de Vila Real.
Valorizar a História Local e o seu património histórico é a razão principal para as visitas que a docente faz anualmente, com os seus alunos, ao longo de mais de duas décadas a este monumento único da arquitetura civil barroca, da autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni.
Dia da Filosofia
Hoje, entramos na sala, cumprimentamo-nos, trocamos sorrisos e deitamos conversa fora por breves instantes.
Hoje, o sumário da aula foi: ”Comemoração do Dia Internacional da Filosofia” e, acrescentaram: ”E do estudante também, professora”.
Hoje, fizeram o balanço dos sentidos da Filosofia.
Visita de estudo – final do 2º Ciclo
As turmas A, E e G do 6º ano do Agrupamento Morgado de Mateus realizaram uma visita de estudo nos dias 8 e 9 de junho ao Mosteiro da Batalha, ao Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota, ao Palácio-Convento de Mafra e à aldeia típica de Franco Sobreira.
Visita de estudo ao Porto do 5ºano
As turmas do 5ºC, 5ºD, 5º E e 5ºG realizaram no dia 25 de maio uma visita de estudo ao Porto, organizada pela professora Ana André, com uma vertente interdisciplinar aliando o Ambiente, a Arte e a História de Portugal.
Na parte da manhã foram ao Parque de Serralves onde realizaram a atividade “TreeTopWalk” - um percurso guiado pela copa das árvores que permite usufruir de um ambiente natural, em que se faz a observação e a exploração da biodiversidade e das paisagens do Parque nas suas diversas dimensões. O objetivo é que os alunos tenham consciência da importância do equilíbrio dos ecossistemas.