Image

PARLAMENTO DOS JOVENS ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

 

imagem parlamento dos jovnes

O Programa Parlamento dos Jovens (PPJ) é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com outras entidades, que se destina aos jovens dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do Ensino Público e Privado, e tem como objetivos, entre outros, promover a educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

O PPJ desenvolve-se em várias fases ao longo do ano letivo, que são semelhantes para do Ensino Básico e Ensino Secundário e culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:

Uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico;

Uma Sessão destinada aos alunos do Ensino Secundário.

À semelhança dos anos anteriores, o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus participa no PPJ com os alunos que se candidatarem e prepararem os temas em debate:

ENSINO BÁSICO - Fake news: que estratégias para combater a desinformação?

ENSINO SECUNDÁRIO - Fake news: o impacto da desinformação na democracia.

Gostavas de ir ao Parlamento debater as tuas ideias?

Vem participar no Parlamento dos Jovens na tua escola. Mantém-te atento às notícias da página do Parlamento dos Jovens e na página da tua escola.

Para mais informações, contacta as professoras responsáveis:

Prof. Lídia Branco

Prof. Alexandra Rebelo

Prof. Helena Pinho

Resultados das eleições. 

Eleições E. Secundário – Resultados Apurados
Número de eleitores inscritos: Trezentos e cinquenta e quatro.
Número de votantes: Duzentos e quarenta e dois.
Número de votos brancos: Sete. / Número de votos nulos: Seis.
Nomes dos deputados eleitos à Sessão Escolar: Vinte e três.
Eleições E. Básico – Resultados Apurados
Número de eleitores inscritos: quatrocentos e vinte e quatro.
Número de votantes: trezentos e quarenta e seis.
Número de votos brancos: zero. / Número de votos nulos: dez.
Número de deputados eleitos à Sessão Escolar: vinte e três.
Número de votos obtidos por cada lista

 

Eleições E. Secundário – Número de votos obtidos por cada lista

Lista A: Cinquenta e oito. Número de mandatos obtidos: Seis (Deputados).

Ana Maria Moura Pereira; Gonçalo Coutinho Tomás; Micaela Lebres Fernandes; José Miguel de Vasconcelos Teixeira; Vitória da Silva Correia; Ana Filipa dos Santos Coelho.

Lista B: Sessenta e um. Número de mandatos obtidos: Sete (Deputados).

Francisco Costa Martins Barrias; José Maria Ribas Bertelo Dias Miquelina; Hugo Daniel Sousa de Almeida; Rafael José Seixas Gomes; Rui Pedro Mesquita Domingues; Gabriel Maduro Veiga; Guilherme Braga de Sousa.

Lista C: Cento e dez. Número de mandatos: Dez (Deputados).

Rafael José Pereira dos Santos; Afonso Duarte Parra Soutinho; Barbara Barbosa de Barros; Ezequiel Vilela Freitas; Vicente Perdigão Dias Martins; Tomé Fraga Tomás; Davide Quintas Mesquita; Raquel Vieira Taveira; Daniel Alves Oliveira; Diogo Alves Oliveira.

Eleições E. Básico – Número de votos obtidos por cada lista

Lista A: Cento e cinquenta e cinco. Número de mandatos obtidos: dez (Deputados).

Maria Leonor Dinis Tão; Maria Sales Leite; Francisco do Carmo Carvalho; Joana Xavier Pires; Maria Osório Fernandes; Leonor Pinto Gonçalves; Martim Batista Carvalho; Fabiana Ribeiro de Carvalho; Tomás Pires Penelas; Mariana Brandão Gonçalves

Lista B: Noventa e sete. Número de mandatos obtidos: sete (Deputados).

Miguel Queirós de Barros Ferreira; Daniel José Augusto Rebelo; João Novo Barros Milheiro Nunes; Carolina Alves Carvalho; Mafalda Sofia Fernandes Pinto; Ana Luísa Gonçalves Pereira; Gaspar Cunha Torres Pereira

Lista C: Oitenta e quatro. Número de mandatos obtidos: seis (Deputados).

Gabriel José Araújo Xavier; Gonçalo Pereira Rodrigues; Liliana Fraga Paulo; Paula Alexandra Vieira Cunha; Tomás dos Santos Nóbrega; Matilde Rodrigues Lagares

Professoras responsáveis
Prof. Lídia Branco
Prof. Alexandra Rebelo
Prof. Helena Pinho

Sessão Distrital do Programa Parlamento dos Jovens.



Sessão Distrital P Jovens 1No passado dia 22 de março realizou-se, no Instituto Português do Desporto e da Juventude de Vila Real, a sessão distrital do Programa Parlamento dos Jovens. A nossa Escola foi representada pelos alunos Rafael Santos, Gonçalo Tomás e Micaela Fernandes. Apesar da desistência de dois elementos, a equipa não se ressentiu no seu desempenho.

Parlamento dos Jovens no AEMM - Fase distrital.


PJ

Parlamento dos Jovens no AEMM -

Visita do Deputado Luís Leite Ramos
.


PJ2As atividades do Programa Parlamento dos Jovens têm decorrido de acordo como o previsto. Desta vez, o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus (AEMM) recebeu, no dia 6 de dezembro, o Deputado Luís Leite Ramos, do Partido Social Democrata (PSD), eleito pelo Círculo de Vila Real, para participar numa palestra/debate conjunto do ensino básico e secundário.

O deputado iniciou a sua apresentação explicando aos presentes o funcionamento do Parlamento, bem como o seu trabalho enquanto deputado da Assembleia da República.

Posteriormente, debruçou-se sobre o tema Fake News– Que estratégias para combater a desinformação? para os alunos do ensino básico e O impacto da desinformação na democracia para os alunos do ensino secundário.  O Doutor Luís Leite Ramos explicitou o tema ilustrando-o com alguns exemplos e, no final da exposição, alguns dos alunos que compões as 5 listas candidatas intervieram para fazer perguntas e apresentar as suas ideias e/ou medidas propostas.

Esta sessão revelou-se muito importante e enriquecedora, já que proporcionou conhecimentos relacionados com o tema do programa, bem como informações sobre o funcionamento do Parlamento e do dia-a-dia de um deputado e, ao mesmo tempo, constituiu uma oportunidade para os jovens desenvolverem o espírito crítico, a capacidade de argumentarem e de transmitirem as suas opiniões e o despertar para a vivência de uma cidadania ativa.

O evento, que ocorreu no auditório da escola sede, contou ainda com a participação do Diretor do AEMM, Ricardo Montes, e das professoras responsáveis pelo Programa Parlamento dos Jovens, bem como de outros professores da escola que se disponibilizaram.

Prof. Lídia Branco

Coordenadora do Programa Parlamento dos Jovens para o Ensino Secundário

 

Candidatos ao Parlamento dos Jovens recebem o 

Vereador da Educação e Ensino da 

Câmara Municipal de Vila Real

PJ 2Na tarde da passada quinta-feira, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, a nossa escola recebeu a visita do Vereador da Educação e Ensino, Dr. Alexandre Favaios..

Os candidatos a deputados da sessão escolar do ensino básico e do ensino secundário tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o tema da edição deste

ano:

Fake News – Que estratégias para combater a desinformação? para os alunos do ensino básico e O impacto da desinformação na democracia para os alunos do ensino secundário.

O nosso convidado, com a sua experiência cívica e política, contribuiu muito para o aprofundamento do tema, mostrando aos alunos de que forma, concretamente na política, a divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, se transforma num atentado à nossa liberdade e põe em causa a democracia ao manipularem a opinião pública através da desinformação: como funcionam, como se disseminam pela internet e como podem interferir de forma negativa em vários setores da sociedade tais como a segurança, a saúde e a politica. Forneceu, também, algumas pistas para identificação dos conteúdos falsos.

Na despedida frisou, novamente, a pertinência do tema, apelado ao espírito critico dos jovens quando se deparam com qualquer tipo de notícia.

Terminamos com a convicção de que foi um momento enriquecedor e muito bem passado que ganhou, grandemente, pela eloquência esclarecedora do nosso orador.

Prof. Lídia Branco

Coordenadora do Programa Parlamento dos Jovens para o Ensino Secundário