"A teoria das cores está ligada tanto à luz quanto à perceção; qualquer análise completa de cores deve levar em conta tanto as propriedades físicas quanto as sensações visuais.".
James Clerk Maxwell, Físico e Matemático Escocês.
No dia trinta de outubro, realizou-se a segunda sessão do ciclo de palestras "n x Ciência às 5", promovida pelo Departamento de Ciências Experimentais e pelo Grupo de Matemática do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, no Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta. A sessão contou com a presença do orador Prof. Dr. Victor Freitas, do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que abordou o tema “O que se esconde por trás da cor: o caso do vinho”. O professor iniciou a sessão explicando que a cor é um dos fenómenos da natureza capazes de evocar emoções, apresentando exemplos de situações do dia a dia e discutindo as emoções que cada uma pode despertar. Fez uma resenha histórica dos corantes inorgânicos, orgânicos e sintéticos, destacando os fenómenos físicos e químicos envolvidos nesses compostos e como interagem com o ambiente para criar diferentes tonalidades. Para finalizar, abordou o caso do vinho, explicando que os compostos responsáveis pela cor dos vinhos rosés e tintos, as antocianinas, estão presentes nas películas das uvas tintas, de onde são extraídos. Essas substâncias têm a particularidade de serem bastante instáveis, o que permite que a cor do vinho mude à medida que ocorrem transformações químicas.
O Prof. Dr. Victor Freitas apresentou o seu trabalho de maneira clara e acessível, despertando grande interesse e entusiasmo na plateia em relação ao tema abordado. A sessão foi, sem dúvida, um momento importante de aprendizagem. Manifestamos a nossa gratidão pela prontidão com que o Prof. Victor aceitou o nosso convite e pela valiosa contribuição do seu conhecimento. A generosidade em compartilhar a sua experiência é, para nós, motivo de grande reconhecimento.
A Equipa do “n x Ciência às 5”