No passado dia 24 de setembro, teve início a 6.ª edição do ciclo de palestras “n x Ciência às 5”, promovido pelo Departamento de Ciências Experimentais e pelo Grupo de Matemática do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em parceria com o Espaço Miguel Torga. Conforme tem sido prática desde o início deste projeto, a primeira sessão foi dedicada a um professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Nesta ocasião, tivemos a honra de contar com a Professora Catedrática Maria Elisa Preto Gomes, do Departamento de Geologia da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente, com uma comunicação cujo título imediatamente inspirava: «Os minerais no quotidiano: passado e presente».
Com a mestria e sabedoria que lhe são próprias, numa linguagem estimulante, envolveu todos os participantes na sessão, convidando-nos a refletir sobre o que vemos em nosso redor, destacando, de forma clara, a importância dos minerais ao longo da história da humanidade — desde a idade da pedra, passando pela idade do ferro, sem esquecer o início da idade moderna (alusão interessantíssima à obra ‘De re metallica’ que em meados do século XVI já cataloga o estado da mineração, refinação e a fundição de metais, de George Bauer) até à atualidade — sublinhando o papel central de elementos como o ferro, o sódio e o ouro. Foram apresentados exemplos práticos, referências históricas e amostras reais, proporcionando uma reflexão sobre o impacto da exploração mineira, o valor dos recursos do subsolo transmontano e os desafios que decorrem do consumo crescente associado às sociedades modernas. A Professora Elisa convidou, ainda, à reflexão sobre questões ambientais atuais, nomeadamente os limites das energias renováveis e a responsabilidade coletiva na preservação do planeta. Que grandíssima sessão! Fica uma pergunta de algibeira, como provocação, e que deixou surpreendidos a maioria dos presentes: de onde deriva o nome dado à nossa serra do Alvão? A resposta, claro, está nas pedras…
Agradecemos à Professora Elisa pela palestra brilhante e inspiradora! Novamente, um agradecimento especial ao Diretor do Espaço Miguel Torga que acolhe este ciclo de palestras desde a primeira hora, com o entusiasmo de sempre, num projeto que pretende trazer temas da ciência ao público em geral, e aos professores em particular. A todos os presentes, que transformaram esta sessão num momento de ciência, partilha e reflexão. Como tal, contamos com todos para a próxima sessão.
A equipa do “n x Ciência às 5”