filosofia para crianas

PLATAFORMAS DE APOIO 

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS - 1º Ciclo do Ensino Básico - A FILOSOFAR APRENDE-SE A PENSAR 

ensino filosofia para criançasEm Portugal, A Filosofia Para Crianças (FpC) não é ainda uma atividade curricular, embora haja no Ministério da Educação e Ciência propostas nesse sentido, tal como acontece noutros países onde se tem demonstrado a importância desta atividade.
A Filosofia para Crianças é um programa de desenvolvimento do raciocínio que proporciona, através da prática do diálogo, o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, social e psicossocial das crianças e dos jovens, nomeadamente a nível da dimensão reflexiva, crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir.
Em simultâneo, a FpC é também um instrumento para o desenvolvimento de disposições e atitudes conducentes a uma melhor inserção social das crianças e jovens, futuros cidadãos de uma sociedade democrática, num mundo em rápida mutação, em que a globalização coloca novos
desafios.
Em conclusão, consideramos que face aos desafios que no mundo atual se colocam às diferentes sociedades, a qualidade do ensino, mais do que nunca, reveste-se de importância capital.
A Filosofia para Crianças, ao incentivar as capacidades crítica e criativa, a responsabilidade, o dinamismo e honestidade intelectual dos indivíduos, é uma das respostas a esse desafio. (ver projeto completo)