filosofia para crianas

A Filosofia para Crianças (FpC) continua a caminhar no nosso Agrupamento (nos Centros Escolares da Araucária, de Mouçós e do Douro) e a fazer sucesso entre os pequenos/grandes aprendizes do filosofar. Finalmente a pandemia (Covid 19) deu-nos tréguas e permitiu-nos, invadidas pelo entusiasmo de sempre, retomar estas andanças do treinamento do filosofar, da prática do diálogo socrático na sua vertente prazerosa das perguntas e repostas, deixando sempre em aberto espaço para novas perguntas.

É uma enorme satisfação perceber o interesse, a motivação, a abertura à discussão, demonstrados por aqueles pequenitos, nos quais o espírito crítico começa a despertar! De braços no ar, bem esticados, até lá em cima, davam-nos a entender que queriam tomar a palavra!!! E quão satisfeitas ficamos por perceber que o nosso projeto de Filosofia para Crianças está a contribuir para o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de comunicação dentro da sala de aula, bem como para a vivência de experiências significativas ao nível cognitivo, social e afetivo.

E no final de cada sessão, fica o contentamento de nos quererem de volta, de nos “obrigarem” a deixar a promessa de que voltaremos, face ao pedido lançado pelos petizes: "voltem amanhã!" .... Amanhã!? Porque não?! Lá iremos num amanhã, que pode não coincidir com o amanhã temporal!  No entanto cumprimos a promessa.

Por isso, Até Breve!

Sejam felizes.

As dinamizadoras do projeto: Deolinda Ferreira e Manuela Leal

FOTOS DAS ATIVIDADES. 

This image for Image Layouts addon


FILOSOFIA PARA CRIANÇAS - 1º Ciclo do Ensino Básico - A FILOSOFAR APRENDE-SE A PENSAR.

Em Portugal, A Filosofia Para Crianças (FpC) não é ainda uma atividade curricular, embora haja no Ministério da Educação e Ciência propostas nesse sentido, tal como acontece noutros países onde se tem demonstrado a importância desta atividade.
A Filosofia para Crianças é um programa de desenvolvimento do raciocínio que proporciona, através da prática do diálogo, o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, social e psicossocial das crianças e dos jovens, nomeadamente a nível da dimensão reflexiva, crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir.
Em simultâneo, a FpC é também um instrumento para o desenvolvimento de disposições e atitudes conducentes a uma melhor inserção social das crianças e jovens, futuros cidadãos de uma sociedade democrática, num mundo em rápida mutação, em que a globalização coloca novos
desafios.
Em conclusão, consideramos que face aos desafios que no mundo atual se colocam às diferentes sociedades, a qualidade do ensino, mais do que nunca, reveste-se de importância capital.
A Filosofia para Crianças, ao incentivar as capacidades crítica e criativa, a responsabilidade, o dinamismo e honestidade intelectual dos indivíduos, é uma das respostas a esse desafio. (ver projeto completo)

PLATAFORMAS DE APOIO