Visitámos exteriormente todos os edifícios à medida que a guia nos foi explicando as reações químicas que ali decorrem, sempre em diálogo com os nossos alunos que eram constantemente convocados a participar. Também se fez referência aos equipamentos de segurança a ter numa unidade industrial daquele tipo, mas também nas vantagens para o meio ambiente, etc. Visitámos ainda um laboratório onde o controlo de qualidade dos reagentes e dos produtos são analisados.
No período da tarde, a visita decorreu no departamento de engenharia dos materiais e cerâmica da universidade de Aveiro, e  aqui pudemos inicialmente contactar com novos materiais usados seja na aeronáutica, seja na saúde, e outras áreas de interesse, a que se seguiu uma brilhante palestra com uma professora daquele departamento, curiosamente nossa conterrânea transmontana! Nessa pequena mas tão estimulante apresentação, foi dado um enfoque particular aos biomateriais usados na saúde, por serem materiais naturais ou sintéticos que melhoram significativamente a vida de todos nós (próteses, cateteres, cimentos ósseos, etc.). Foi uma aula viva, muitíssimo participada por todos os alunos!
Queremos ainda referir que o almoço foi na forma de piquenique, num encantador jardim que também ele homenageia um dos nossos engenheiros que muito contribuiu para as grandes obras hidráulicas feitas no nosso país a partir do século XVIII: o jardim Reinaldo Oudinot.
Foi, pois, um dia muitíssimo gratificante, feito de muitas aprendizagens e sentires, a que se somou um dia de sol esplendoroso, e em que os nossos alunos, uma vez mais, mostraram muitíssimo interesse e um comportamento exemplar. Agradecemos também o carinho e profissionalismo com que fomos recebidos fosse na PRIO em Ílhavo, fosse no Departamento da universidade de Aveiro. A todos o nosso gratíssimo obrigado! Seguem links para saberem mais.
As docentes, Cristina Farroco, Mónica Vieira e Anabela Coelho