«VIVER NO ESPAÇO…MAS AQUI NA TERRA»

 

O investigador e engenheiro Físico deslocou-se então, no dia 3 de novembro de 2017 no período da tarde, ao auditório da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral,  para nos presentear com duas palestras para as turmas de 7ºano com o título: «Viver no Espaço…a partir da Terra».

Nuno Loureiro a todos maravilhou com as suas experiência em ensaios que testam as condições do espaço ….mas aqui na Terra! Da sua já vastíssima experiência ele explicou todo o trabalho em que tem estado envolvido, e o que fazem estes investigadores que permanecem, por exemplo, horas em tanques de flutuação neutra para recriarem ambientes similares aos encontrados na Estação Espacial Internacional.  Ou fazendo voos parabólicos para simular a ausência de gravidade, ou então participando numa experiência como a que esteve ultimamente envolvido, no deserto do Utah, para  simular de como seria viver no planeta Marte ( e parece que há intenções  reais de colocar em Marte uma colónia de humanos lá!). Nuno Loureiro fez parte dessa equipa de 6 investigadores, MDRS 148, que esteve em condições muito exigentes para sobreviver num ambiente marciano! Embora ele não seja astronauta, Nuno Loureiro deixou claro que  a importância deste trabalho  é permitir que, em Terra, se contornem os problemas que os astronautas vão encontrar no espaço, nomeadamente no planeta Marte.

Atualmente Nuno Loureiro encontra-se a desenvolver trabalhos na fundação Champalimaud na área do controlo da mente e o uso da atividade cerebral para dar ordens a aparelhos.

 O jovem investigador brindou-nos, pois, com uma brilhante comunicação que cativou por completo as duas plateias cheias! O nosso muito obrigados ao Nuno Loureiro pela bela lição viva que deu aos nossos jovens e a nós professores! Um agradecimento especial à equipa da ESERO, particularmente à Dra Adelina Machado, que tudo fez para que pudéssemos ter tido este privilégio! Bem haja!

Para saber mais:

https://dailygeekshow.com/simulation-voyage-mars-3/

http://gizmodo.uol.com.br/laboratorio-flutuacao-neutra-nasa/

https://mdrscrew148.wordpress.com/crew/nuno-loureiro/

https://www.dn.pt/sociedade/interior/projeto-de-neurociencia-nacional-do-laboratorio-para-a-web-summit-5472054.html

https://www.dn.pt/sociedade/interior/mindreach-ou-como-voar-e-muito-mais-so-com-o--pensamento-8738528.html


  • Links internos                                                                                               
    Links externo
    LogoEmenta APOIO TIC  logo. be LOGO Ler Digital  LOGO comenius           logo do ministerio da educação e ciencia LOGO DGEST LOGO POPH lOGO poch