ENERGIA NUCLEAR NA ERA DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Nesta sessão, o orador abordou a temática da energia nuclear como uma solução para a “descarbonização em massa”. Começou por fazer uma introdução, bastante detalhada, dos consumos de energia no Planeta e das fontes de onde provém essa energia, alertando que, uma grande percentagem da energia elétrica que é consumida no Planeta, ainda é proveniente da queima de combustíveis fósseis. Sensibilizou-nos para a necessidade de se transitar para sistemas que produzam cada vez menos dióxido de carbono no sentido de se caminhar para uma economia cada vez mais sustentável. De seguida, apresentou a energia nuclear como uma das tecnologias que pode contribuir para este “milagre energético” que ele próprio referia. Citou uma afirmação que consta do Relatório das Nações Unidas: “Os objetivos climáticos mundiais não serão alcançados se as tecnologias nucleares não forem usadas.” Com esta afirmação é possível perceber a importância que a energia nuclear pode ter no futuro da humanidade. Assim, a energia nuclear é reconhecida como um processo alternativo de produção de energia elétrica. Seguidamente apontou as vantagens da utilização da energia nuclear, comparativamente com outras formas de energia: é uma energia limpa; consome menos materiais críticos; produz menos dióxido de carbono e apresenta um preço razoável. No entanto assumiu que, a solução que terá menor custo passará por uma sinergia entre as energias renováveis e a energia nuclear. Também desmistificou a perceção de insegurança que ainda existe quando se fala em energia nuclear, reforçando que nenhuma fonte de energia é completamente segura nem está livre de acidentes. Posteriormente distinguiu os dois tipos de reações nucleares (fissão e fusão) que conduzem à libertação de grandes quantidades de energia; descreveu a evolução dos reatores nucleares e da tecnologia que está em desenvolvimento nestas áreas.

Em suma: a palestra foi muitíssimo enriquecedora porque permitiu a todos  aprofundar e refletir no nuclear com base em factos e não em mitos. Com efeito, e pelo exposto, o Professor Bruno Gonçalves trouxe-nos dados concretos que contribuíram para uma discussão séria, sem tabus, e sem ideologias, contrariamente a vários artigos que vemos publicados (alguns são meros artigos de opinião) que não apresentam qualquer sustentação científica. É por ter esta vontade de abrir novas perspetivas, que os livros do Professor Bruno Gonçalves estão disponíveis on-line e são totalmente gratuitos: (aqui).

A próxima sessão deste ciclo de palestras já está agendada e decorrerá no mesmo Espaço, no próximo dia 15 de março, pelas 17horas, aberto o todos os públicos, e terá como convidado de honra o professor José Tribolet, Professor Distinto Jubilado do Instituto Superior Técnico que nos brindará com uma palestra titulada: «Nós e a Realidade: Modelos do Mundo, Sistemas Dinâmicos e Ordenamento Informacional» e que nos permitirá a todos refletir em questões tais como: Como é que cada um de nós individualmente e coletivamente vê o mundo e nele se situa? Como é que nós procuramos construir e controlar o futuro? Como é que consensualizamos estas visões? Qual o papel da Informação neste contexto? Qual o papel dos computadores e do mundo virtual?

Deixamos ainda o nosso agradecimento reiterado ao Espaço Miguel Torga que, ano após ano, acolhe com muitíssimo entusiasmo, dedicação e empenho, este ciclo de palestras que nos é tão caro.

A Equipa do «5X ciência às 5» do  Departamento de Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus