Esta apresentação foi o culminar do projeto "Comunicar ciência pelo teatro", desenvolvido no âmbito do EUREKA e coordenado pelas docentes de Português, Ana Baptista, e de Físico-Química, Anabela Coelho, em parceria com a professora do 1º Ciclo, Felisbela Pinto.
Construída a partir de um clássico da Literatura Portuguesa, a peça foi recriada e representada pelos alunos e transmitiu, de uma forma leve e divertida, conceitos de Física e de Astronomia aos mais novos.
Com o intuito de prestar uma singela homenagem ao autor António Gedeão, que nesta obra soube conjugar na perfeição as duas dimensões da sua vida, a de cientista e a do homem das letras que, com mestria poética, se aproveitou de um conto que se perde no tempo e que o transformou num texto didático, o espetáculo teatral colocou a ciência e a arte em diálogo, onde lendas, humor e mistérios da ciência apareceram combinados com poesia, música e dança.
Este projeto, que teve uma enorme recetividade por parte dos alunos, envolveu e perspetivou atividades que estimularam o desenvolvimento das suas competências sociais e emocionais, nomeadamente, a criatividade, a expressão artística, a gestão das emoções e a superação de desafios.