Atividades -parceria entre o Clube Ciência Viva na Escola, o Centro Ciência Viva de Bragança e o Centro Ciência de Vila Real.


A atividade foi realizada no Parque do Corgo- Rio Corgo e Centro Ciência. Todas as turmas foram acompanhadas pelos docentes das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química à exceção das turmas do 10º A e 10º B que, para além da docente de Biologia e Geologia, foram também acompanhados pela Diretora de Turma respetiva e da turma do 1º A que foi acompanhado pelas docentes de Física e Química e de Cuidados Gerais em Saúde. Os alunos e respetivos professores foram acompanhados no percurso Escola- Centro Ciência e Centro Ciência – Escola pela Escola Segura. Nesta fantástica, dinâmica e multidisciplinar atividade, os alunos puderam capturar macroinvertebrados do rio e, posteriormente, no laboratório do Centro Ciência, fazer a sua observação, análise e identificação à lupa. Os alunos puderam ainda fazer o estudo de parâmetros físico-químicos da água do rio, como por exemplo, pH, temperatura, nitratos, sulfatos. No final, e com base nos macroinvertebrados encontrados os alunos puderam inferir da qualidade da água do rio. Com esta atividade foi ainda conseguida a interpretação do ecossistema ribeirinho ao nível da fauna e flora.

Os discentes adoraram a atividade, tendo-se mostrado muito entusiasmados e participativos em todo o processo.
No âmbito da mesma parceria, nos dias 5, 6 e 7 de abril foram também dinamizadas atividades, pelos monitores do Centro Ciência de Bragança, em escolas do 1º ciclo do ensino básico (Escola Básica de Torneiros e Abade de Mouçós) e, ainda, na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, para alunos do 2º ciclo.
Os monitores do Centro Ciência Viva de Bragança voltam no terceiro período, para darem continuidade à parceria e dinamizarem outras atividades.
A equipa do Clube Ciência Viva na Escola agradece ao Centro Ciência Viva de Bragança, ao Centro Ciência de Vila Real, aos professores e alunos participantes e a todos os envolvidos.