Concurso “Canção- Ciência”

Todos os participantes/concorrentes elaboraram letras inéditas e originais subordinadas a temas da área da Ciência (conteúdos curriculares ou não), que adaptaram a músicas conhecidas ou originais.
Na categoria do 2º e 3º Ciclos participaram 5 concorrentes pertencentes às turmas do 6º ano, Turma B, do 7º ano, turmas C e G e do 8º ano, Turma C. Na categoria do Ensino Secundário participaram 6 concorrentes/grupos pertencentes às turmas A do 1º Ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e às Turmas A e B do 12º Ano de Escolaridade. A atividade foi abrilhantada, pela primeira vez, com a participação de pais e encarregados de educação, com uma canção subordinada ao tema “natureza” magnificamente interpretada. Contou-se ainda com a participação de assistentes operacionais que interpretaram uma canção subordinada ao tema “evolução da ciência”, com docentes do grupo disciplinar de Matemática que interpretaram uma canção com o tema “matemática” e, por fim, com um grupo de docentes do departamento de Ciências Experimentais, que interpretou uma canção com o tema “Ciência”.
O concurso, tal como em anos anteriores, foi excelentemente apresentado por três alunos do 12º Ano (turmas A e B) e contou com um júri representativo dos vários setores da comunidade educativa, nomeadamente, o Diretor do Agrupamento, presidente do júri, Professor Ricardo Montes; a coordenadora do departamento de ciências experimentais, Luísa Sousa; um representante dos docentes, Teresa Capela; um representante dos alunos, presidente da associação de estudantes, André Vilela; pela presidente da associação de pais e encarregados do educação, Zita Pires; um representante dos assistentes técnicos/operacionais, Salomé Madureira; um representante da instituição parceira- autarquia, Vítor Gomes; um representante da instituição parceira- UTAD, Ana Cláudia Coelho e, por fim, um representante dos ex alunos, Miguel Carvalho.

Na categoria do 2º e 3º ciclos o primeiro lugar foi conquistado pela aluna Bruna Costa, do 7º Ano, Turma G, com o tema “Reciclar”. Na categoria do ensino secundário o primeiro lugar foi atribuído à aluna Carolina Alves, do 12º Ano, Turma B, com o tema
“Puberdade”. Aos vencedores, em cada categoria, foi entregue um tablet oferecido pela autarquia, aos alunos que conquistaram o segundo lugar foi entregue um disco externo oferecido pela Junta de Freguesia de Mateus e aos terceiros e restantes lugares foram
entregues Vouchers oferecidos pelo Naturwaterpark. A sala dos alunos da Escola Secundária Morgado de Mateus esteve completamente cheia, com uma plateia muito entusiasmada e divertida, formada por alunos, professores, pais, encarregados de educação e assistentes operacionais. A equipa do Clube Ciência Viva na Escola com Sede na Escola Secundária Morgado de Mateus agradece a todos os que participaram e colaboraram, pois permitiram que a atividade, mais uma vez, acontecesse.
Bem hajam...
Equipa Clube Ciência Viva na Escola da Escola Secundária morgado de Mateus