No âmbito do projeto Erasmus+, nomeadamente do consórcio com o Município de Vila Real, um grupo de alunos e de professores das diferentes escolas de cidade, acompanhados por dois representantes do Município, teve a oportunidade de participar, entre os dias 04 e 10 de maio, na mobilidade à cidade de Heppenheim, na Alemanha, promovida pelo Município de Vila Real. Desta vez, coube a responsabilidade da organização ao Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, na pessoa da Coordenadora do Projeto Erasmus +, professora Luísa Costa, com a colaboração da professora Ana Paula Amorim.
Durante a semana de intercâmbio, os estudantes participaram em diversas atividades educativas e culturais ao lado dos colegas alemães da escola “Starkenburg-GymnasiumundAbendschuleHeppenheim”. Sob o tema: “Educar para o século 21”, o programa incluiu visitas a instituições locais, workshops temáticos, debates interculturais e momentos de convívio pensados para promover a cooperação e a cidadania europeia.
O que tornou esta experiência particularmente especial foi o facto de alguns dos participantes, apesar de viverem na mesma cidade, não se conhecerem por frequentarem escolas diferentes. A viagem serviu de ponte para unir jovens com interesses comuns, que agora mantêm uma amizade que vai além das fronteiras escolares.
Esta mobilidade Erasmus+ demonstrou, mais uma vez, o poder transformador dos programas de intercâmbio europeu, não só ao nível do crescimento pessoal e académico dos jovens, mas também no fortalecimento dos laços comunitários e culturais entre estudantes da mesma região.
Esta foi a segunda etapa do projeto, uma vez que, os alunos portugueses já tinham sido anfitriões dos seus parceiros, em Vila Real, entre os dias 30 de março e 5 de abril. Este primeiro encontro foi igualmente um sucesso, para o qual contribuíram as famílias que acolheram os alunos alemães.
Professoras responsáveis
Luísa Costa e Ana Paula Amorim