"O mistério mais profundo da evolução: como surgiu a vida" - Palestra com a investigadora da Universidade College London (Reino Unido), Joana Xavier. 

Atualmente trabalha e é investigadora na Universidade College London (Reino Unido), colabora com cientistas em todo o mundo, participa em conferências internacionais e tem múltiplas publicações em revistas de topo.
Esta palestra decorreu no auditório da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral e teve como público-alvo alunos do 10º e 11º anos de escolaridade (da Área de Ciências e Tecnologias), e alunos de dupla certificação (Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde). Estiveram presentes os alunos das seguintes turmas: 10º A, 11º A, 11º
B, 11º C e 2º A.
À atividade assistiram também o Diretor do Agrupamento, os professores acompanhantes dos referidos alunos/turmas, outros professores do agrupamento, a coordenadora do departamento de Ciências Experimentais e todos os elementos da Equipa do Clube Ciência Viva. A investigadora foi magnifica e extraordinária tendo criado um ambiente único e próximo, onde transbordou paixão pela ciência. Os discentes revelaram interesse pela temática, tendo-se mantido muito atentos e concentrados. No final colocaram questões pertinentes que animaram o debate.
A equipa do Clube Ciência Viva agradece a todos os que participaram e contribuíram para o sucesso da atividade.