Curso de Árbitros/Juízes de Futsal

No dia vinte e sete de novembro de dois mil e vinte e quatro, realizou-se, no auditório da escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, mais uma edição do curso de árbitros de futsal. A parte teórica desta actividade decorreu no período da manhã entre as 10.05 horas e as 11.35 horas, a parte prática do curso irá concretizar-se, nos treinos das várias equipas de futsal existentes no Agrupamento, onde os alunos participantes poderão pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Esta atividade faz parte do Plano Anual de Actividades e a sua organização esteve a cargo dos professores, Acácio Silva, Artur Alves e Helena Figueiredo, do grupo de Educação Física. Esta edição contamos com a colaboração do professor estagiário, Luís Sousa, árbitro credenciado pela Federação Portuguesa de Futebol. Participaram na atividade catorze alunos, dos segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário.

A formação realizada pelos alunos permitiu-lhes adquirirem conhecimentos ao nível das regras e regulamentos do futsal, bem como a aquisição de competências no domínio da arbitragem, capacitando-os para o desempenho das funções de árbitro de futsal, no âmbito do Desporto Escolar.

A metodologia utilizada possibilitou aos alunos um contacto com diversas fontes de informação sobre esta temática, permitindo-lhes adquirir e aprofundar conhecimentos nesta área. Serviu ainda para aperfeiçoar a sua capacidade de observação e de recolha de informação. Para além da consulta e análise de documentos vários, os alunos tiveram oportunidade de interagir com os professores responsáveis pela formação, questionando-os, expondo as suas dúvidas, efectuando pequenos registos.

O saldo é francamente positivo, os alunos mostraram-se muito interessados e participativos, revelaram grande motivação e entusiasmo na realização das actividades propostas, tendo revelado especial empenho durante toda a formação.

Esta actividade revelou-se muito enriquecedora para todos os intervenientes, além de se terem alcançado os objetivos inicialmente previstos no domínio das aprendizagens e conhecimentos, verificou-se um convívio salutar entre alunos e entre alunos e professores e um forte sentido de cooperação entre todos, que certamente resultará em novas amizades.